28 de Fevereiro, Dia Mundial de combate a LER/DORT

28/02/2022

Previna-se, seu maior patrimônio é sua saúde

Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas já tiveram a doença.

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - agência multilateral da Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do trabalho, especialmente no que se refere ao cumprimento das normas internacionais - como o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). A data chama atenção para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

 

O que é LER/Dort?

É importante salientar que não são doenças e sim distúrbios.

O ambiente de trabalho e o trabalho em si, quando algumas precauções não são tomadas, podem propiciar alguns problemas, como a LER. Essa sigla significa Lesões por Esforços Repetitivos e está inclusa em um grupo de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Apesar de ser menos conhecido do que a LER, o termo Dort foi introduzido para substituí-lo, pois existem outras sobrecargas – envolvendo postura inadequada, excesso de força, entre outros – que também são nocivas ao trabalhador. Tais sobrecargas causam outros sintomas e podem não apresentar lesões evidentes.

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (principalmente na região do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (ou seja, dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares em vários locais do corpo).

Os Dort são passíveis de acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho que seja executado de forma inadequada ou que não respeite os limites do corpo. A constituição física também é um fator de risco. Os Dort precisam ser investigados cuidadosamente, pois podem ser resultado de condições relacionadas ao trabalho somado a condições extra laborais.

 

FONTE: UNIFESP Escola Paulista de Medicina.

Trecho extraido de: https://sp.unifesp.br/epm/noticias/28-de-fevereiro-e-dia-mundial-de-combate-as-ler-dort#:~:text=Segundo%20o%20IBGE%2C%20no%20Brasil,pessoas%20j%C3%A1%20tiveram%20a%20doen%C3%A7a.